Voice GW e CUCME - Configuração de Gateway de Voz CISCO e Configuração do Cisco Call Manager Express (CUCME)

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Carga Horária:
40 horas
Investimento:
R$ 0,00
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Público Alvo

Este treinamento é recomendado à profissionais que buscam conhecimentos efetivos na implementação e otimização de soluções de VoIP em Gateways de Voz Cisco.

Objetivo

Este treinamento aborda as funcionalidades, componentes e recursos dos gateways de voz Cisco baseados na plataforma IOS, as características de VoIP “call legs”, planos de discagem, manipulações de dígitos e suas implementações, a implementação básica de telefones IP em ambiente Cisco Unified Communications Manager Express (CUCME) e também fornece aos participantes conhecimentos sobre mecanismos de QoS.

Pré Requisitos

Para total aproveitamento neste treinamento é altamente recomendado que o aluno possua certificação Cisco CCNA ou conhecimentos equivalentes. Possua também conhecimentos básicos das redes de telefonia comutada (PSTN).

Conteúdo Programatico

Introdução a VoIP
Apresentação Básica dos Protocolos RTP, RTCP, SIP, H.323, MGCP e SCCP
Digitalização de Voz
Modelos de Implementação

Introdução ao Gateway de Voz
Codecs
Interfaces Digitais E1 e T1
Interfaces Analógicas
Configuração de “Voice Ports” Analógicos
Configuração de “Voice Ports” Digitais
Configuração de “Dial-Peer” POTS
Configuração de “Dial-Peer” VoIP
Manipulação Básica de Dígitos

Protocolos VoIP
Aplicações dos Protocolos SIP, H.323, MGCP e SCCP
Modelos de Implementação

CODECs e DSPs
DSP - Digital Signal Processor
Negociação de CODECs
Recursos de Mídia - Conferência, “Transcoder” e “Music On Hold - MoH”
Seleção de Caminho
COR - Class Of Restriction

Manipulação de Dígitos Avançado
Consumo de Dígitos
“Digit Collection”
“Digit Stripping”
“Digit Prefixing”
“Number Expansion”
“Voice Translation Rules and Profiles”

Introdução ao “Cisco Unified Communications Manager Express” - CUCME
Modelos de Implementação
Requisitos dos “Endpoints”
Processos de “Startup” dos Telefones
PoE “Power Over Ethernet”
Configuração de “Voice VLAN”
DHCP
“Firmware” dos Aparelhos de Telefones VoIP
Preparação do CUCME para “Endpoints” SCCP
Preparação do CUCME para “Endpoints” SIP
Configuração dos “Endpoints” SCCP
Configuração dos “Endpoints” SIP

Quality of Service - QoS
Introdução ao QoS
Apresentação dos Mecanismos de QoS
• Classificação
• Marcação
• “Police”
• “Shaping”
• Gerência de Congestionamento
• Eficiência de link