CUCM - Implementando Call Manager em Single-Site e Multi-Site

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Carga Horária:
40 horas
Investimento:
R$ 0,00
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Público Alvo

Este treinamento é recomendado aos profissionais de rede responsáveis pela administração, configuração e manutenção das soluções de colaboração da Cisco que utilizam o Cisco Unified Communications Manager – CUCM em ambientes “Single-Site” e “Multi-Site”

Objetivo

Este treinamento fornece os conhecimentos necessários para implementar a solução Cisco Unified Communications Manager (CUCM) em “Single-Site” e “Multi-Site”, abordando a implementação de acesso à PSTN (Rede Pública de Telefonia) através de “gateways” H.323 e MGCP, SIP Trunk e CUBE (Cisco Unified Border Element).
Também está presente neste treinamento a implementação de recursos de mídia tais como MOH (Music On Hold), “Annunicators” e MTPs (Media Termination Point)
Outro ponto abordado neste treinamento é a questão do Gerenciamento de largura de banda (Bandwidth Management) para implementação do CAC (Call Admission Control) na WAN para efeito de QoS (Quality of Service) em implementações em “Multi-Site”

Pré Requisitos

Para total aproveitamento neste treinamento é altamente recomendado que o aluno possua conhecimentos prévios de:

Conhecimento de termos e conceitos fundamentais de redes de computadores, inclusive LANs, WANs, IP Switching e Routing
Habilidade em configurar e operar roteadores e switches e habilitar VLANs e DHCP
Conhecimentos básicos em Gateways Cisco IOS
Conhecimento fundamental em convergência de dados e voz



Conteúdo Programatico

Introdução ao Cisco Unified Communications Manager - CUCM
Apresentação das principais funções do CUCM
Arquitetura do CUCM
Modelos de implementação: “Single-Site” e “Multi-Site”
Redundância do CUCM
Configurações iniciais do Cisco Unified Communications Manager - CUCM
Implementando telefones (endpoints) e usuários
Implementando serviços de telefone IP (IP Phone Services)

Introdução e implementação do plano de discagem (Dial Plan) em “Single-Site” e interno ao único “Cluster”
Introdução dos principais componentes do plano de discagem (Dial Plan)
Implementação de endereçamento dos telefones (Endpoints)
Roteamento de chamadas (Call Routing)
Implementação de privilégios de chamada
Implementação da cobertura de chamadas (Call Coverage) no CUCM

Introdução e implementação do plano de discagem (Dial Plan) em “Single-Site” e externo ao único “Cluster”
Analisando os requisitos de chamadas externa ao “Cluster” em “Single-Site”
Implementação do acesso à PSTN (Rede Pública de Telefonia) usando “gateways” MGCP
Introdução aos “gateways” Cisco IOS H.323 e SIP
Implementação do acesso à PSTN usando gateways H.323
Introdução ao CUBE (Cisco Unified Border Element) para acesso à PSTN via entroncamento SIP
Usando o Cisco Unified Border Element para acessar o PSTN por meio de um tronco SIP

Recursos de Mídia (Media Resources)
Introdução aos recursos de mídia (Media Resources) no CUCM
Implementação de MOH (Music On Hold) e “Annunicators”
Implementação de MTPs (Media Termination Point)

Introdução e implementação do plano de discagem (Dial Plan) em “Multi-Site” em um ou mais “Clusters”
Identificando problemas em uma implantação “multi-site”
Identificando soluções em implantação “multi-site”

Implementação de redundância em processamento de chamadas centralizadas (Centralized Call-Processing)
Implementação do SRST (Survivable Remote Site Telephony) e “MGCP Fallback”

Gerenciamento de largura de banda (Bandwidth Management) e implementação do CAC (Call Admission Control)
Gerenciando a largura de banda (Bandwidth Management) em conjunto com QoS (Quality of Service)
Implementação do CAC (Call Admission Control)